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Discussões sobre Modelagem Matemática - parte 3

Quais os desafios a serem vencidos?

O grande desafio hoje, é fazer o aluno compreender o seu papel na sociedade, de agente ativo e transformador da sua realidade, e a importância da matemática no seu dia-a-dia.

Também existem muitos outros desafios a serem vencidos, como por exemplo, a falta de apoio das instituições de ensino no sentido de viabilizar condições necessárias e suficientes às práticas de ensino alternativas, a própria desmotivação por parte do professor que exerce uma carga excessiva de horas de trabalho, falta de interesse por parte dos alunos, indisciplina, falta de tempo para a elaboração de projetos alternativos de ensino, resistência por parte de outros professores da área que estão “acostumados” com o ensino tradicional e se opõem a tentativa de buscar novas metodologias de ensino se opondo às mudanças, pois obrigaria à estes uma reciclagem em sua metodologia de ensino, o programa do currículo é previamente estabelecido não dando muitas vezes a oportunidade do professor variar sua metodologia de ensino, pois é necessário “cumprir” o programa (que é inflexível), entre outros.

A Modelagem Matemática deve auxiliar o processo de ensino-aprendizagem ou serve apenas para justificar o conteúdo que estou ensinando?

Segundo o prof. Dr. Ademir D. Caldeira - UFPR, a Modelagem Matemática não deve ser utilizada apenas para justificar o conteúdo que está sendo ensinado, mas sim deve valorizar a razão, o motivo pelo qual o aluno deve aprender matemática, e a importância que isto representa na formação dele como cidadão responsável e participativo na sua sociedade.

Modelagem ou Modelação Matemática?

Primeiramente não existe modelagem sem modelo, logo Modelação é uma prática de modelagem onde acredito ser lícito utilizar a Modelagem Matemática para o ensino específico de um determinado conteúdo que o professor necessita ensinar dentro do programa de ensino.

Não faz sentido, a meu ver, o professor interromper a sua seqüência de ensino, por exemplo, geometria, para fazer uma atividade de Modelagem Matemática apenas porque sobrou um certo tempo em seu cronograma, pois talvez o tema escolhido pelos alunos pode divergir para conteúdos completamente distantes do interesse daquele momento de ensino, pois acredito que a Modelagem deve auxiliar o ensino e não gerar um trabalho a mais e desnecessário para o professor prejudicando o andamento dos conteúdos.

Quando fazemos Modelagem Matemática e quando não fazemos?

Fazer Modelagem Matemática não é apenas resolver problemas no quadro usando situações do cotidiano, como acontece com muitos professores hoje que pensam estar fazendo modelagem, na verdade eles apenas estão resolvendo um problema como outro qualquer. 

Segundo Biembengut (1999) “a criação de modelos para interpretar os fenômenos naturais e sociais é inerente ao ser humano. A própria noção de modelo está presente em quase todas as áreas: Arte, Moda, Arquitetura, História, Economia, Literatura, Matemática. Aliás, a história da Ciência é testemunha disso!”

Neste sentido pode-se dizer que Modelagem Matemática é o processo que envolve a obtenção de um modelo que tenta descrever matematicamente um fenômeno da nossa realidade para tentar compreendê-lo e estudá-lo, criando hipóteses e reflexões sobre tais fenômenos.

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Porque os professores, muitas vezes, não conseguem aplicar a Modelagem no ensino em geral?

Em primeiro lugar, o professor que deseja ensinar Modelagem Matemática precisa aprender a fazer modelagem, em sua essência, no processo de desenvolvimento, em suas raízes e utilizá-la como estratégia de ensino da matemática.

Em segundo lugar, ter em mente que a Modelagem Matemática pode ser um caminho para despertar no aluno o interesse por conteúdos matemáticos que ainda desconhece ao mesmo tempo em que aprende a arte de modelar, matematicamente os fenômenos do cotidiano.

Vários motivos são colocados como obstáculos na implantação da modelagem no ensino da matemática, como por exemplo: falta de tempo, falta de condições físicas e financeiras, às vezes torna-se dispendioso fazer uma atividade de modelagem, cobrança por parte de supervisores e diretores na preparação para o vestibular, deste modo não sobra tempo para desenvolver atividades extras como a modelagem.
  
Devemos ensinar para o vestibular ou para a Vida?

Muitas vezes ouvimos que determinado conteúdo é ensinado porque “cai no vestibular”, então o que se ensina nas escolas visa apenas à aprovação dos alunos para a universidade, mas se analisarmos bem, apenas uma pequena porcentagem dos alunos que ingressam no ensino fundamental conseguem passar no vestibular, logo não se justifica ensinar apenas para o vestibular, pois grande parte dos alunos não continuará seus estudos. Assim os objetivos não estão sendo alcançados.

Neste sentido, acredito que as autoridades e instituições de ensino bem como seu corpo docente, devem repensar o programa no seguinte sentido: _ Que tipo de cidadãos, nós, como professores queremos formar?

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Como referenciar: "Discussões sobre Modelagem Matemática" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 02/05/2024 às 03:32. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a8/p3.php

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