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Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula (página 3)

"Adivinhando a idade de uma pessoa"

Podemos adivinhar a idade de uma pessoa pedindo-lhe que realize os seguintes cálculos:

Escrever um número de dois algarismos.

Multiplicar o número escrito por dois.

Somar cinco unidades ao produto obtido.

Multiplicar esta soma por cinqüenta

Somar ao produto o número 1750.

Subtrair o ano do nascimento.

O resultado que se obtém é um número de quatro algarismos abcd. Os dois algarismos da direita, que correspondem às dezenas e às unidades, indicam a idade da pessoa e, os dois algarismos da esquerda, que correspondem às centenas e aos milhares, indicam o número que a pessoa havia pensado.


   

A explicação matemática em que essa atividade se baseia é a seguinte:

Suponhamos que o número pensado seja ab cuja a expressão polinomial é 10a + b

O produto deste número por dois é:

(10a + b) x 2 = 20a + b

Somando cinco unidades ao produto, temo:

20a + b + 5

Multiplicando a soma anterior por cinqüenta, encontramos:

(20a + 2b + 5) x 50 = 1000a + 100b + 250

Acrescentando 1750 ao produto temos (1750 + 250 = 2000).

O acréscimo do número 1750 não se faz por acaso, mas porque 1750 mais 250, que resulta da operação anterior, é igual a 2000, número que indica o ano atual. Devemos tomar cuidado ao acrescentar esse último valor, tomando por base que estamos no ano 2000.

Ao resultado anterior, subtrai-se o ano de nascimento da pessoas que está fazendo os cálculos. Se N é o ano de nascimento, então o número obtido será:

1000a + 100b + 2000 - N

Nota-se que, ao subtrair do ano atual o ano do nascimento, obtém-se a idade da pessoa que realiza o jogo. Expressemos por o resultado da operação (2000 - N).

Então, o resultado final é:

1000a + 100b + 10c + d

Esse resultado é a expressão polinomial do número de quatro algarismos abcd, onde os dois algarismos da direita "cd", que correspondem às dezenas e unidades, expressam a idade da pessoa que realizou os cálculos, os algarismos da esquerda "ab", que correspondem aos milhares a às centenas, nos indicam o número que a pessoa havia pensado.

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Vamos ver um exemplo:

O número pensado é 57.

O produto deste número por dois é: 57 x 2 = 114

Somando cinco unidades: 114 + 5 = 119

Multiplicando a soma obtida por 50: 119 x 50 = 5950

Somando o número 1750 (pois estamos no ano de 2000):

   5950 + 1750 = 7700

Subtraindo o ano de nascimento, suponhamos que a pessoa que realizou os cálculos nasceu no ano de 1947, portanto, tem 53 anos ou vai completar 53 anos.

7700 - 1947 = 5753

O resultado final (5753) é um número de quatro algarismos. Os dois algarismos da direita (53) nos indica a idade da pessoa (ou quantos anos ela completará no corrente ano) e os dois algarismos da esquerda (57) nos indicam o número de dois algarismos que a pessoa havia pensado.

É interessante para o professor, nessa atividade de adivinhação de números desenvolver o exercício no quadro de giz de forma coletiva analisando com os alunos as propriedades que aplicou, levando-os a descobrir o "truque matemático" utilizado. Também deve pedir aos alunos que criem outros jogos utilizando as propriedades analisadas.

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Como referenciar: "Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 26/04/2024 às 03:45. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a1/p3.php

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