granmat.gif (987 bytes)

GEORGE PÓLYA


George Pólya nasceu a 13 de Dezembro de 1887 em Budapeste (Hungria), de família judaica de origem polaca. Faleceu a 7 de Setembro de 1985 em Palo Alto, na Califórnia (Estados Unidos). Foi um excelente estudante no ensino secundário, apesar da escola que frequentava valorizar muito a aprendizagem com base na memória, prática que Pólya considerava monótona e sem utilidade.

Licenciou-se em 1905, tendo sido considerado como um dos quatro melhores alunos do seu ano, o que lhe permitiu ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Budapeste. Então, começou por estudar Direito, seguindo os passos de seu pai. No entanto, não gostou do curso e passou a estudar línguas e literaturas. Depois, interessou-se por Latim, Física, Filosofia e finalmente por Matemática tendo, em 1912, concluído o seu doutorado. 

No Outono de 1913 foi para Göttingen, onde conheceu Hilbert. Ainda durante este ano, publicou um dos seus maiores resultados, a solução do problema do passeio aleatório. Em 1913 foi para Paris trabalhar no seu pós-doutoramento. Em 1914 assumiu um cargo na Universidade de Zurique onde conheceu Hurwitz. Nesse mesmo ano, foi chamado pelo seu país para a guerra mas recusou-se a prestar serviço militar. O medo de ser preso por não ter respondido à chamada fez com que apenas regressasse a Hungria depois de ter terminado a Segunda Guerra Mundial.  

Em 1924, trabalhou com Hardy e Littlewood em Oxford e Cambridge. Publicou a classificação dos planos de simetria em dezessete grupos, o que mais tarde viria a inspirar Escher. Em 1925, juntamente com Szegö, publicou: "Aufgaben und lehrsätze aus der Analysis" e "Die grundlehren der mathematischen wissenschaften". Em 1940, com receio de uma possível invasão alemã da Suíça, decidiu ir para os Estados Unidos. Em 1942 aceitou o cargo de professor na Universidade de Stanford, onde permaneceu até sua retirada do ensino, em 1953. 

Em 1945, publicou um dos seus livros mais famosos: “How to Solve it". Seguiram-se "Isoperimetric Inequalities im Mathematical Physics" (1951); “Matemathics and Plausible Reasoning” (1954) e “Mathematical Discovery” (1962-64).


* Foto obtida do MacTutor History of Mathematics archive (http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk).

[ Fechar ]