Pierre de Fermat

Pierre de Fermat nasceu no dia 17 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomages, França, e morreu no dia 12 de janeiro de 1665 em Castres, França. Foi advogado e oficial do governo em Toulouse pela maior parte de sua vida. A matemática era o seu passatempo.

Em 1636, Fermat propôs um sistema de geometria analítica semelhante aquele que Descartes proporia um ano depois. O trabalho de Fermat estava baseado em uma reconstrução do trabalho de Apollonius, usando a álgebra de Viète. Um trabalho semelhante conduziu Fermat para descobrir métodos similares para diferenciação e integração por máximos e mínimos.

Fermat é a mais lembrado pelo seu trabalho em teoria de número, em particular para o Último Teorema de Fermat. Este teorema diz que xn + yn = zn não tem nenhuma solução de inteiro (não zero) para x, y e z quando n> 2. Fermat escreveu, na margem da tradução de Bachet de Diofante:


Eu descobri uma prova verdadeiramente notável, que esta margem é muito pequena conter.

É acreditado agora que a "prova" de Fermat estava errada, embora é impossível estar completamente certo disso. Foi demonstrada a verdade da afirmação de Fermat em junho de 1993 pelo matemático britânico Andrew Wiles, mas Wiles retirou a reivindicação de ter uma prova, quando problemas surgiram mais tarde em 1993.

Em novembro 1994, Wiles reivindicou novamente ter uma prova correta. Depois de alguns meses de apreciação das 200 páginas, a sua demonstração é definitivamente aceita.

Mersenne, um amigo de Fermat que estava interessado em teoria do número, pertenceu à ordem religiosa do Minims, e a sua cela em Paris era um lugar de encontro frequente para Fermat, Pascal, Gassendi, e outros.

Fermat não publicou quase nada durante a sua vida, anunciando as suas descobertas em cartas aos amigos. Às vezes ele anotou resultados nas margens dos seus livros. O trabalho dele foi largamente esquecido até que foi redescoberto no meio do século 19. 

Bibliografia: Dictionary of Scientific Biography; Biography in Encyclopaedia Britannica; M S Mahoney, The Mathematical Career of Pierre de Fermat (1601-1665) (Princeton, 1994); J Itard, Pierre Fermat, Kurze Mathematiker Biographien 10 (Basel, 1950). H Wussing, Fermat, in H Wussing and W Arnold, Biographien bedeutender Mathematiker (Berlin, 1983).

Como referenciar: "Pierre de Fermat" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 29/03/2024 às 06:30. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/fermat.php

Curso on-line do Só Matemática

Coleção completa das videoaulas do Só Matemática para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.