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Matemática: o processo de ensino-aprendizagem - parte 10

Os dados estatísticos devem ser classificados na forma de variáveis:

  • Variáveis qualitativas são aqueles que demonstram qualidades, por exemplo, sexo: homem e mulher; programas de televisão: esportes, novelas, notícias, filmes etc. Quando se lida com variáveis qualitativas, faz-se a medida de cada elemento. Elas assumem somente alguns valores dentro de um intervalo ou conjunto de intervalos. Trabalha-se com números inteiros não negativos.
  • Variáveis quantitativas ou contínuas são aqueles que assumem qualquer valor dentro de um intervalo numérico ou conjunto de intervalos numéricos. Pode-se dizer que são trabalhados com números reais, por exemplo, tempo: horas, minutos ou segundos; idade: anos, meses, dias etc.

Essas variáveis se expressam na forma gráfica, ilustrando de uma forma mais compreensível à situação em estudo. Os gráficos que mais se adequam para representarem essas variáveis são: o de barras, forma retangular e setorial (pizza) - variáveis qualitativas. O Histograma e o Polígono de Frequência - variáveis quantitativas.

Os mais comuns que encontrados em revistas, jornais e noticiários de TV, são:

    • Gráficos de Barras: são os mais utilizados quando há uma grande quantidade de dados a serem exibidos.
    • Gráficos de Linhas: são os mais adequados quando a intenção é levar o leitor a uma análise sobre a variação de um dado em determinado período.
    • Gráficos de setores (chamados de pizza): são os mais indicados para se mostrar o percentual de forma mais vislumbrante, porque esse tipo de gráficos nos chama mais atenção para se expressar dados pouco ricos em números.

Os gráficos devem ser auto-explicativos e de fácil compreensão, de preferência sem comentários inseridos. Deve ser simples, atrair a atenção do leitor e inspirar confiança.

Portanto, a Estatística deve ser introduzida em sala de aula utilizando dados relacionados ao dia-a-dia dos estudantes. O professor deve sugerir aos alunos que façam uma coleta de dados que possam ser tabulados, construindo, juntamente com seus alunos, o instrumento de pesquisa mais apropriado para essa coleta.

Outro ponto importante é o processo avaliativo, que pode ser aplicado pelo professor da seguinte maneira:

  • Avaliação diagnóstica : o professor deve verificar o nível de entendimento dos alunos antes de iniciar o trabalho com gráficos e tabelas, apresentando a Estatística contida em jornais, revistas, livros, noticiários televisivos, etc.
  • Avaliação processual: o professor deve despertar nos alunos o interesse pela Estatística esclarecendo as dificuldades, que porventura surgirem nos alunos, em compreender as informações registradas em livros, revistas, jornais, etc. Após propor atividades práticas de pesquisa, sugerindo a coleta de dados de determinados assuntos que os interessem.
  • Avaliação formativa: é o momento em que o professor deve fazer com que os alunos apresentem o resultado da pesquisa, por exemplo, numa exposição de trabalhos para a comunidade escolar, compartilhando o que descobriram por meio de tabelas e gráficos construídos por eles com a ajuda do professor.

Quanto à análise de dados estatísticos publicados em jornais e revistas, por exemplo, o professor, na intenção de levar seus alunos a uma análise crítico-reflexiva sobre determinada variável envolvida na pesquisa publicada, deve conduzir seus alunos a perceberem quais são as informações que eles conseguem ler nas tabelas e nos gráficos que não se fizeram presentes no texto publicado.

É importante que se introduza o conhecimento estatístico desde as séries iniciais do Ensino Fundamental porque a Estatísticas faz parte do mundo da criança a todo o momento.

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Considerações finais

A necessidade de se trabalhar com o aluno atividades que os leve a experimentar, exprime o caráter dinâmico e investigativo da matemática. Os materiais concretos que foram criados para estimular a aprendizagem no aluno dos conceitos matemáticos básicos deve ser utilizado pelo professor como suporte para que estimule no aluno a construção desses conceitos de forma mais simples.

O jogo vem sendo utilizado como recurso para a aprendizagem já a duas décadas com o objetivo de permitir que o aluno consiga estabelecer o conteúdo escolar estudado com o mundo que vivencia. O jogo possibilita ao aluno aprender conteúdos que de forma abstrata fica difícil de compreender. O jogo é o caminho que leva a construção do conhecimento, ele permite que a criança desenvolva o raciocínio lógico-matemático de forma simples. Além do espírito inovador, desafia os alunos ao cumprimento de regras, desenvolvendo responsabilidade, decisão, propiciando a interdisciplinaridade e aprendizagem.

Finalizamos essa pesquisa dizendo que a aprendizagem por meio dos caminhos lúdicos é simples e eficaz, basta que o professor se desfaça de suas amarras que o impede de atuar como facilitador durante o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Seu trabalho deve ser o de proporcionar meios permitem seu aluno aprender, sanando suas dificuldades.

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Como referenciar: "Matemática: o processo de ensino-aprendizagem" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 20/04/2024 às 04:26. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a32/p10.php

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