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O uso dos multimeios digitais como suporte metodológico no processo didático da educação matemática - parte 2

Nessa perspectiva salientamos que as mídias de massa, originadas a partir do advento das tecnologias energia elétrica e eletrônica, vão desempenhar um papel crucial no processo de divulgação das informações. Todos os indivíduos terão acesso às informações.

As telecomunicações são de fato responsáveis por estender de uma ponta à outra do mundo as possibilidades de contato amigável, de transações contratuais, de transmissões de saber, de trocas de conhecimentos, de descoberta pacífica das diferenças (LÉVY, 1999, p. 14).

Ao longo desse processo de construção e reconstrução das mídias tecnológicas o foco do processo de ensino e aprendizagem experimentou um processo migratório em seu objeto da informação para o sujeito aprendiz, o que também deveria ter ocorrido com os docentes. Um problema e uma solução emergem. O problema é que o poder manipulativo das informações surge como forma controladora dos saberes. A transgressão possibilitada por essas mídias – via canais de rádio e televisão piratas; e mais recentemente via Internet – criam uma rede intercomunicativa independente capaz de construir conhecimento sem sofrer grandes bloqueios paradigmáticos impostos pela comunidade científica dominante, apresentando-se como uma solução para a questão da dominação. Surge uma cultura independente, sem poderes centrais, a Cibercultura, conceito desenvolvido por Lévy (1999, p. 17) “[...] conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”.

O movimento espaço-tempo no mundo tecnológico está caracterizado pela não fixação da informação, incluindo os saberes, designando a estas entidades um caráter virtual. Ser virtual é ser “desterritorializada” podendo gerar manifestações concretas em tempos e lugares distintos sem estar preso a eles.

Sabemos que os temores ao computador enumeram muitas características, mas nos ateremos a que se apresenta. Segundo Borba & Penteado (2003), para o professor, sair da zona de conforto e entrar na zona de risco é pagar um preço muito alto pela tecnologia.

Quanto ao professor, as mudanças envolvem desde questões operacionais – a organização do espaço físico e a integração do velho e o novo – até questões epistemológicas, como a produção de novos significados para o conteúdo a ser ensinado. São mudanças que afetam a zona de conforto da prática do professor e criam uma zona de risco caracterizada por baixo índice de certeza e controle da situação de ensino (2000, p. 23).

Para manter-se em uma zona de risco o professor deve se movimentar constantemente em busca de novos conhecimentos o que define a ele um planejamento constante, um professor-pesquisador, um professor-reflexivo. O professor tem que se dar conta que não possui todo o conhecimento necessário para estimular a construção de conhecimento junto aos seus alunos.

É preciso quebrar o mito tecnológico criado pela inserção do computador nos meios educacionais. Segundo Penteado (1997).

Para muitos professores, o computador é um mito, ou seja, existe a idéia de que ele é um instrumento muito poderoso e que exige pessoas altamente qualificadas para manuseá-lo, o que provoca medo, insegurança e calafrios no primeiro contato. Há o medo do desconhecido, medo de mostrar incompetência perante os colegas, medo de danificar a máquina e causar prejuízos, medo de não conseguir desenvolver as competências em informática (PENTEADO, 2000, p. 29).

Além de quebrar o mito é preciso que os professores sejam parceiros no processo de inserção dos computadores na escola assim como na construção de softwares que atendam às realidades de cada situação docente.

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Como referenciar: "O uso dos multimeios digitais como suporte metodológico no processo didático da educação matemática" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 19/04/2024 às 06:18. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a12/p2.php

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