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Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula (página 5)

Generalizando, encontramos o número de retas que se podem traçar para n pontos, basta somar "n" ao número de diagonais de um polígono de "n" vértices ou "n" lados.

Chamando de N o número de retas, temos:

Essa fórmula é similar à que se utiliza para a soma dos "n" primeiros números naturais não nulos:

Entre os recursos didáticos citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam-se os "jogos". Segundo os PCN, volume 3, não existe um caminho único e melhor para o ensino da Matemática, no entanto, conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa sua prática.

"Finalmente, um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver".

(PCN, 1997,48-49)

Entendemos, portanto, que a aprendizagem deve acontecer de forma interessante e prazerosa e um recurso que possibilita isso são os jogos. Miguel de Guzmán, 1986, expressa muito bem o sentido que essa atividade tem na educação matemática: "O interesse dos jogos na educação não é apenas divertir, mas sim extrair dessa atividade matérias suficientes para gerar um conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação".

Bibliografia:

BORIN,J.Jogos e resolução de problemas:uma estratégia para as aulas de matemática.São        Paulo:IME-USP;1996.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília:MEC/SEF,1997.

FERRERO,L.F.El juegoy la matemática.Madrid:La Muralla,1991.

GUZMÁN, M. de. Aventuras Matemáticas. Barcelona:Labor,1986.

MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino.São Paulo:USP,1991.

TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro:Record,1968.


Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, orientadora, professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra, Canoas/RS. Drª em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca - Espanha.


Ursula Timm, formanda em Matemática pela ULBRA, Canoas/RS.

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Como referenciar: "Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 14/05/2024 às 16:57. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a1/p5.php

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